sábado, 31 de maio de 2008

A questão da entrada da Turquia na UE



"Se a Turquia não reconhecer a República do Chipre, Nicósia prepara-se para vetar o início das negociações. É o principal opositor da adesão turca e só a resolução do conflito entre turcos e cipriotas pode alterar a posição de Nicósia. Uma questão que deve ser largamente debatida durante a Cimeira".

O texto acima transcrito é claro e evidencia os problemas da adesão da Turquia à UE.
O problema da Religião, ainda actual no mesmo, tem de ser resolvido, devido a grandes disparidades destas. Este país, que apresentou candidatura em 1987, e que apesar do seu grande esforço a nível de integração do acervo comunitário e da liberalização económica, apresenta ainda uma insatisfação das condições políticas, nomeadamente a democratização.
Foi abolida a pena de morte, o que beneficia e aproxima já a Turquia da UE um pouco, mas em contrapeso, a existência de haver regiões com predominação da língua curda, mais precisamente as regiões mais próximas do Irão e do Iraque, não ajuda nesse processo de integração da UE e que como já dito, se não for resolvido, é bem provável, se não que certo, que a Turquia não entre na União Europeia.

Sem comentários: