sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Características do sistema agrário das diferentes regiões agrárias

O território nacional está dividido em nove regiões agrárias que apresentam sistemas agrários diferenciados.
Essas nove regiões são: entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Interior, Ribatejo e Oeste, Alentejo, Algrave, Açores e Madeira.
O tipo de agricultura predominante no país é a a intensiva, excepto mais no interior do país em que ela tem tendência para ser extensiva. Associado ao tipo de agricultura está as estruturas fundiárias, e existe uma relação entre elas as duas, as agriculturas intensivas, têm normalmente espaços pequenos, ou seja, terrenos de pequena dimensão e talvez média, enquanto que na extensiva, os terrenos são de média e grande dimensão.
Quanto à criação de gado, esta varia entre o gado bovino, suíno, ovinos e caprinos, onde se regista um maior número deles nas regiões da Beira Interior e Alentejo.
E relativamente, às formas de exploração, elas são predominantemente por conta própria , excepto nos Açores, em que ela é também por arrendamento.

6 comentários:

Anónimo disse...

É uma ideia interessante!
Sou prof. de geografia e penso que isto vos ajuda a estudar sem grande sacrificio...Felicidades

Anónimo disse...

Obrigado!!!
Ajudou-me imenso este simples texto... É uma boa caracterizacao do nosso sistema agrario.. simples e compreensivel, facil de aprender.. :)

Anónimo disse...

bela merda

Anónimo disse...

eu quero é cona!!!!

Anónimo disse...

Bonne travail!!
J'aime

Anónimo disse...

send nudes